Friday, September 18, 2009

Tuesday, September 1, 2009

Para pensar...

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para conhecer o calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver. "

Amyr Klink


Amir Klink ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, que empreende geralmente de forma solitária. O primeiro feito a ser amplamente divulgado ocorreu entre 10 de junho a 19 de setembro de 1984, quando realizou a travessia solitária, num barco a remo, do oceano Atlântico. Foi um percurso de sete mil quilômetros entre Luderitz, na Namíbia (África) e Salvador, na Bahia, percorrido sozinho.

Conheci Amir Klink, brasileiro filho de pai libanês e mãe sueca, quando li o livro Linha-de-água. Um livro que faz pensar que podemos fazer tudo o que quisermos se não nos acomodarmos ao que já temos. Um livro que desfez todas as minhas dúvidas sobre vir ou não vir para o Brasil estudar e que aconselho a toda a gente.