Thursday, July 30, 2009

Viagem pela nostalgia e pelo interior do estado de São Paulo

Todos os planos de viajar para a Argentina e para o Chile foram por água abaixo… ou melhor “engriparam”! Por isso à primeira oportunidade de boleia para viajar para qualquer lado, aproveitei.

Com o meu amigo Rafael e com o pai dele viajámos durante 9 horas até à cidade de Bauru. Lá fiquei durante 2 dias, onde convivi com a família fantástica dele e onde pude desfrutar de uma bela festa junina (Santos Populares) e duas grande saídas à noite, como não poderia deixar de ser.

Depois era hora de visitar o meu velho amigo Éder na cidade dele, Tabatinga. Quando lá cheguei já tinha um churrasco à minha espera, onde aprimorei as minhas jogadas de Truco. A semana foi passada na capital brasileira de ursinhos de pelúcia, comendo as iguarias da dona Ângela, descansando o mais que consegui e aproveitando para me divertir com todos os meus novos amigos de Tabatinga.

No final da semana chegava o momento de partir para Franca, cidade no norte de São Paulo que faz fronteira com o estado de Minas Gerais. À minha espera estava já a minha amiga Letice, dos belos tempos de Aveiro. A recepção continuou a ser, apesar da mudança de cidade, muito calorosa. Tive a oportunidade de aprender mais sobre a cultura brasileira e também passar um pouco da portuguesa. Bons e inesquecíveis momentos passados na companhia dos amigos e da família da Lê.

Na seguda de manhã mais uma cidade me esperava, Campinas. Uma cidade com 2 milhões de habitantes e com muita agitação. Como não podia deixar de ser, mais uma vez não estava sozinho. Outra grande amiga de Aveiro, Marina, esperava-me no terminal. Apesar do pouco tempo, deu para lembrar de muito momentos passados juntos na companhia de uma (?) garrafa de Serra Malte.
Em Bauru, numa festa junina com o Chinês, o Rafa, a Dona Teca, a Fê e o Sr. Ivo
Em Tabatinga, junto ao mercado dos pais do Éder
Última noite em Tabatinga....
Com a família Borges em Franca
O Zick, a Lê, eu, a Mariana, o Lu e a Camila no final de um churrasco em Franca


Em Campinas... eu e a Marina

Um obrigado a todas as pessoas que me acolheram em suas casas nos últimos dias, não irei esquecer todo o carinho com que fui recebido. E um obrigado, claro, a todos os novos-amigos que eu fiz no percurso desta viagem... espero um visita em Balneário Camboriú, como é óbvio.
Ao longo destes 12 dias de viagem percorri 2079 km de autocarro, apesar do cansaço e do transtorno das viagens, aprendi e entendi melhor a forma de viver dos brasileiros... e isso é o que de melhor posso levar no regresso a Portugal.

Thursday, July 16, 2009

Como visitar 3 países em 62 horas

Parece impossível mas esta história é real... Uma viagem recambolesca à Foz do Iguaçu, planeada em cima do joelho (menos de um dia antes) mas em que tudo correu muito bem!

Iniciou-se com uma pachorrenta viagem de 14 horas de autocarro de Balneário Camboriú até à cidade de Foz do Iguaçu (interior do estado do Paraná). Chegados lá, bastou apenas esperar pela Zuga (a outra portuguesa a estudar aqui na UNIVALI) e lá partimos nós em busca de pousada... tarefa essa que foi fácil.

Primeira Paragem - Ciudad del Este (Paraguai)

Chegar à ponte da amizade (ponte que separa o Brasil do Paraguai) foi relativamente fácil e depois foi só passar pela alfândega para tentar fazer um passeio e algumas compras do lado de lá. Da cidade não há muito a dizer... claramente a um nível bastante mais baixo que o Brasil que eu conheço, muito suja, com muito comércio, com um cheiro (?) caraterístico e com muitas crianças a tentarem vender coisas e a pedir dinheiro - o autêntico 3ºmundo. Mas adorei os pinturescos autocarros do tempo da outra senhora que circulam pela cidade.

Segunda Paragem - Central (Usina) hidroelétrica de Itaipu (Brasil - Paraguai)

A visita à maior central hidroelétrica do mundo, em potência gerada, foi melhor do que o previsto. Tivemos a oportunidade de conhecer toda a barragem desde o lado brasileiro ao paraguaio, inclusive o interior dela. Com aqueles capacetes senti-e um verdadeiro engenheiro (das obras feitas):P

No final do dia aproveitámos para jantar com alguns novos amigos que conhecemos no nosso hostel, 2 portugueses (André e Nuno), uma holandesa (Linda) e um americano (Zack, que estava no final da sua viagem de 2 anos pelo mundo)

Terceira Paragem - Cataratas do Iguaçu (Argentina)

Como o tempo era curto, tivemos de tomar a decisão de só visitar as cataratas do lado argentino, depois do muito entusiasmo demonstrado pelo André e pelo Nuno e dos conselhos do "tio" Luíz, funcionário do hostel. Partimos de manhã, numa carrinha, num grupo de 3 suíços, 3 brasileiros, 3 portugueses e duas (presumíveis) francesas. As últimas nunca andaram connosco, as os outros deu para conhece-los melhor, falar um pouco e trocar os e-mails no final. A verdadeira amizade fast-food.

Quanto ás cataratas... bem... é impossível transmitir através de imagens e filmes a grandiosidade daquele monumento que a natureza construiu. Um dos locais mais lindos onde tive o privilégio de estar. Aconselho a todos os quantos gostariam de visitar um dia o Brasil a colocar este local no topo da visitas imperdíveis. É absolutamente fantástico e arrebatador.

Após a visita, restou-nos o tempo para as tradicionais despedidas e pouco
mais, porque o nosso autocarro não esperava por nós para iniciar a viagem de volta de mais 14 horas.

Saída - Domingo 18 horas

Chegada - Quarta 8 horas

Mais uma viagem...

Foz do Iguaçu

Para quê? Paraguai!

Mais um carimbo

Oh Sr. Engenheiro...

Itaipu

Muito bem sim senhor...

:D

Jantar internacional

Garganta del Diablo

O diabo e eu! :P

Nature

Herbal Essences

Eu, Zuga e Luís

As Cataratas

owowowowowowo

Reparem na quantidade absurda de água que passa no meio do vale

:)


O grupo todo!:D




O Poder da Natureza


tu bates mal man!!! (video original)