Monday, June 22, 2009

Saídas de Campo

O Brasil é ainda considerado um país de 3º Mundo em alguns fatores da sociedade, mas é meritório assumir que o ensino na Univali, em termos práticos, é sem dúvida muito mais estimulante do que o ensino em Portugal. Desde mini-projectos, estágios, mergulho, saídas de campo em muitas das disciplinas lecionadas… tudo isto desde o 1ºsemestre de faculdade.

A nossa 2ª saída de mar da disciplina de mergulho ocorreu na Reserva Natural da Ilha do Arvoredo, uma ilha a Norte da Florianópolis, conhecida pelos fantásticos lugares para o mergulho recreativo. A viagem de navio ao longo da costa é linda e a chegada na Ilha do Arvoredo já deixava no ar o que se ia poder visualizar no mundo subaquático. A experiência foi muito boa (apesar de alguns problemas com a trena), senti-me dentro de um aquário de água tropical…. Só não consegui nadar com tartarugas como outros grupos, mas fica para o próximo mergulho!

Mais uma saída, desta vez para prestar apoio no projeto do Luís. Lá fomos nós instalar o ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) na praia de Piçarras (a praia de estudo dele). O meu contributo foi impressionante… (trabalhei durante uns bons 3 minutos).

Deixei o melhor para o fim. A saída de campo da disciplina de Evolução e Protecção Costeira. 3 dias percorrendo todo o litoral de Santa Catarina (mais uma praia no estado do Rio Grande do Sul) para falar sobre tudo o que aprendemos na aulas e verificarmos quase todos os tipos de praias estudados na realidade, além, do claro, convívio de toda a turma!


Mergulhadores

OK?

O navio

Ahh como é bom estudar!!:P

Ilha do Arvoredo

O meu contributo no projeto do Luís


Instalando o ADCP


Torres (Pisei o sagrado solo Gaúcho lol)

Araranguá

Professor Klein a dar a matéria na plataforma do Rincão

Dunas na Praia do Camacho

Laguna

Praia do Flamingo


Duna em São Francisco do Sul
P.S. - Já sei jogar o famoso truco

2 comments:

  1. É claro que uma disciplina de mergulho puxa mais para a saída da sala do que Mecânica dos Meios Contínuos... lol

    ReplyDelete
  2. Altamente ! Também estou a tirar o curso de mergulho no entanto aqui o mundo subaquático não é como o dai em termos de visibilidade :P

    Eu vou aí e ficamos quites :P

    ReplyDelete